Iniciativa teve inicio essa semana e pretende levar às escolas o plantio de árvores com a participação dos alunos
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cruzeiro, implantou nesta semana, o projeto “Plantando e Aprendendo”. A iniciativa tem o objetivo de realizar o plantio de árvores em espaços públicos, incluindo unidades de saúde e escolas. As ações devem acontecer até o final de novembro, quando 72 mudas serão plantadas.
O projeto oferece ainda, palestras de Educação Ambiental e conscientização sobre a importância da arborização urbana aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Com esta iniciativa, os próprios estudantes participam do plantio dando uma importante demonstração de preocupação e preservação do meio ambiente.
“Não há maneira mais eficiente de nos prepararmos para o futuro, se não envolvendo as crianças nessa temática tão importante que é a preservação ambiental e a conscientização sobre os benefícios de plantios seguros de árvores em nosso ambiente”, explicou o secretário de meio ambiente Wander Bastos.
Este procedimento busca ainda aumentar a área verde do município, de uma forma planejada e adequada, sem comprometer a infraestrutura da cidade. Serão beneficiados com o projeto “Plantando e Aprendendo”, 32 escolas municipais, 16 postos de saúde e mais 9 espaços públicos.
“No passado, não havia a preocupação com estudos técnicos, ao se plantar uma árvore, o que fez com que muitas delas, tivessem que ser cortadas por interferirem na infraestrutura da cidade. Agora vamos arborizar nossa cidade, mas com muito mais planejamento e cuidado”, finalizou Bastos.
A pasta informa que as mudas utilizadas no projeto são do Viveiro Municipal, todas nativas da região e adequadas à arborização urbana.