Prefeitura de Cruzeiro conquista selo Ouro de Boas Práticas em HIV/AIDS

02/07/2024

Cidade foi a única da região a conquistar o selo Ouro;

Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), e do programa DST/Aids do CEPAT, recebeu selo Ouro de boas práticas em HIV/AIDS de 2024, referente ao trabalho realizado ao longo de 2023.

A premiação foi realizada em São Paulo, onde ocorreu o Fórum Estadual de Dirigentes do Programa de IST/Aids. Os selos foram divididos nas categorias Bronze, Prata e Ouro, e entregues pela Coordenação Estadual do Programa.

Para analisar os indicadores referentes ao ano de 2023, o Programa Estadual de Qualificação de boas práticas analisou diversos indicadores, como os dados de gestão do serviço, promoção e prevenção, diagnóstico, tratamento, estratégias de adesão, vinculação, retenção no acompanhamento ambulatorial e supressão viral.

Dos 162 municípios paulistas que oferecem o programa, apenas 12 conseguiram o Selo Ouro de Boas Práticas, e Cruzeiro, sendo referência para o Vale Histórico no tratamento, foi a única cidade da região com esse selo.

Para a enfermeira Dalva Fátima Machado, coordenadora do Programa, receber o selo ouro aumenta a responsabilidade do serviço prestado para população. “Recebemos o Selo Ouro, então a nossa responsabilidade aumenta ainda mais, por isso precisamos trabalhar ainda mais, em sintonia, para mantermos essa excelência no programa”, disse.

Ela fez questão de agradecer toda equipe da Secretaria de saúde, em todos os setores, que se unem em torno de um trabalho continuo e colegiado, para atender os resultados necessários com os pacientes. “Agradeço toda a Atenção Básica, a Estratégia Saúde da Família, que executam testes rápidos e contribuem para que possam identificar os pacientes e iniciar o tratamento. E claro, todas as informações provenientes da Vigilância Epidemiológica, que contribuem para melhoria do serviço”, ressaltou.

Cruzeiro tem sido destaque pela união dos departamentos de saúde, e principalmente pelo apoio da Administração Municipal em ações realizadas pela cidade. “É gratificante ver o apoio em todas as ações que fazemos durante o ano, principalmente quando vamos para rua, fazer para aumentar a testagem”, agradeceu Dalva Fátima.

O Programa de Qualificação de boas práticas para os municípios com Serviços Especializados em HIV/Aids é uma das estratégias da Coordenação Estadual de IST/Aids de São Paulo para fortalecer a gestão e a rede de IST/Aids no Sistema Único de Saúde (SUS), de modo a aprimorar as ações de promoção, prevenção, diagnóstico, vinculação, assistência e tratamento do HIV/AIDS para a consolidação da rede de cuidados.