- É um programa estadual de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente de desemprego ou subemprego, com baixa ou sem escolaridade, sem qualificação profissional. Obs.: O serviço é executado nos CRAS.
- O objetivo do programa é melhorar a qualidade de vida, através do desenvolvimento de atividades complementares com o responsável familiar e apoio técnico dos profissionais do CRAS. O valor do benefício é pago mensalmente, diretamente pelo governo estadual. A transferência de renda do programa é temporária, e só ocorre durante o tempo de permanência da pessoa no programa (02 anos).
- O programa atende famílias que vivenciam processo de vulnerabilidade em decorrência do desemprego ou subemprego, envolvendo fatores como a ausência de qualificação profissional, o analfabetismo, a situação precária de saúde, a inexistência de moradia ou sua precariedade, a dependência química, entre outros problemas e dificuldades.
- A frequência nas atividades é fundamental, uma vez que a pessoa pode ser desvinculada por estar recebendo o benefício sem participar das atividades, correndo o risco de ter que devolver o valor aos cofres do governo estadual.
- A pessoa deve estar com CadÚnico atualizado para ser selecionada pelo governo estadual, caso haja vaga. A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, através do sistema informatizado Renda Cidadã, lança os nomes das pessoas selecionadas, para que a equipe CRAS possa fazer busca ativa e ofertar a vaga.
Programa Estadual Renda Cidadã
última atualização;
10/05/2023
20:56
Para obter informações mais detalhadas , necessário abrir as abas de cada requisito.
O benefício não é solicitado. Ele é concedido automaticamente quando as famílias atendem os critérios do programa e estão cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico).
Condições necessárias: Estar incluído no CadÚnico, estar cadastrado com CPF; ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo nacional, prioritariamente até 1/4 do salário mínimo;
Condições necessárias: Estar incluído no CadÚnico, estar cadastrado com CPF; ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo nacional, prioritariamente até 1/4 do salário mínimo;
CRAS Leste: (12) 3145-6670
CRAS Oeste: (12) 2285-8264
CRAS Oeste: (12) 2285-8264
CRAS Leste: crascruzeiroleste@hotmail.com
CRAS Oeste: cras1-cruzeiro@yahoo.com.br
CRAS Oeste: cras1-cruzeiro@yahoo.com.br
CRAS Leste: Rua Eurides Martins de Souza Rocha, 380, Nova Cruzeiro.
CRAS Oeste: Rua Sete de Setembro, 440, Vila Paulista.
CRAS Oeste: Rua Sete de Setembro, 440, Vila Paulista.
CRAS Leste: Das 08:00 às 14:00 (expediente do cadastrador), de segunda à sexta-feira, mediante agendamento.
CRAS Oeste: Das 08:00 às 14:00 (expediente do cadastrador), de segunda à sexta-feira, mediante agendamento.
CRAS Oeste: Das 08:00 às 14:00 (expediente do cadastrador), de segunda à sexta-feira, mediante agendamento.
O cadastro no CadÚnico é imediato.
O prazo para o recebimento do benefício depende da aprovação e varia de acordo com a disponibilidade de cotas do Governo do Estado.
O prazo para o recebimento do benefício depende da aprovação e varia de acordo com a disponibilidade de cotas do Governo do Estado.
Orientação social individual; acompanhamento familiar; encaminhamento para inclusão nos cursos de geração de renda e/ou de qualificação profissional gratuitos, quando disponíveis no município.
CRAS Leste
Principais etapas para o processamento do serviço:
– A pessoa aceitando fazer parte, seu nome é vinculado dentro do sistema informatizado, a partir disso é passado pela equipe técnica, o dia e horário do grupo Renda Cidadã, desenvolvido no CRAS. Os encontros do grupo são semanais, em dias e horários fixos, determinado por comum acordo pelos participantes; possui duração de 01h30, onde são trabalhados vários temas. As atividades são: rodas de conversa sobre a temática apresentada; palestras com profissionais da área que está sendo trabalhada; dinâmicas de grupo;
CRAS Oeste
Principais etapas para o processamento do serviço
1- Fazer o cadastro da família no CadÚnico e manter o cadastro atualizado em até 24 meses;
2- Aguardar a concessão de acordo com disponibilidade de cotas do benefício concedidas pelo Governo do Estado.
3- Caso seja contemplado, o beneficiado receberá contato do CRAS com as informações da liberação do benefício e de como realizar o saque do benefício.
Formas de prestação do Serviço
O benefício é concedido automaticamente quando a família atende aos critérios do programa e está cadastrado com sua família no Cadastro Único (CadÚnico).
Dúvidas poderão ser elucidadas presencialmente no CRAS ou por Telefone/WhatsApp (12) 2285-8264.
Canais de atendimento para solicitar o serviço ou eventuais manifestações:
– Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Controladoria e Gestão do Município (CGM): https://www.cruzeiro.sp.gov.br/controladoria/
Principais etapas para o processamento do serviço:
– A pessoa aceitando fazer parte, seu nome é vinculado dentro do sistema informatizado, a partir disso é passado pela equipe técnica, o dia e horário do grupo Renda Cidadã, desenvolvido no CRAS. Os encontros do grupo são semanais, em dias e horários fixos, determinado por comum acordo pelos participantes; possui duração de 01h30, onde são trabalhados vários temas. As atividades são: rodas de conversa sobre a temática apresentada; palestras com profissionais da área que está sendo trabalhada; dinâmicas de grupo;
CRAS Oeste
Principais etapas para o processamento do serviço
1- Fazer o cadastro da família no CadÚnico e manter o cadastro atualizado em até 24 meses;
2- Aguardar a concessão de acordo com disponibilidade de cotas do benefício concedidas pelo Governo do Estado.
3- Caso seja contemplado, o beneficiado receberá contato do CRAS com as informações da liberação do benefício e de como realizar o saque do benefício.
Formas de prestação do Serviço
O benefício é concedido automaticamente quando a família atende aos critérios do programa e está cadastrado com sua família no Cadastro Único (CadÚnico).
Dúvidas poderão ser elucidadas presencialmente no CRAS ou por Telefone/WhatsApp (12) 2285-8264.
Canais de atendimento para solicitar o serviço ou eventuais manifestações:
– Para registrar uma reclamação, denúncia, elogio ou sugestão sobre a prestação deste serviço, entre em contato com a Controladoria e Gestão do Município (CGM): https://www.cruzeiro.sp.gov.br/controladoria/
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social