Skip to content

|

Museu Major Novaes em Cruzeiro abre as portas para FLIC-2022 valorizando a cultura e a história da cidade e região

25/08/2022

18:34

Feira Literária de Cruzeiro entra em sua 5ª edição com o tema: “O Global nasce no nosso Quintal”

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, realizará nos dias 9 e 10 de setembro a 5ª Edição da Feira Literária de Cruzeiro – FLIC 2022. O evento, que será realizado no Museu Major Novaes, reunirá escritores, artistas e músicos de toda região com um intuito de promover uma manifestação cultural com interlocução entre as artes e propaga vivências focadas na diversidade.

Com o objetivo de valorizar a cidade, os moradores e contar um pouco da rica história de toda região, a FLIC 2022 chega com o tema: “O Global nasce no nosso Quintal”.

Para esse ano os organizadores criaram o chamado “Espaço do Escritor”, voltado a qualquer pessoa de Cruzeiro ou da região, que tenha interesse em divulgar seu trabalho, estando ele publicado ou não. Nesse caso, os escritores podem realizar uma inscrição prévia, pela internet. O formulário é encontrado nas redes sociais oficiais da cidade.

Para além da literatura, a FLIC 2022 prepara ainda diversas outras atrações culturais, entre elas, muita música. O grande destaque da edição desse ano, é a presença do cantor e compositor Peninha, autor de diversos sucessos da MPB. O show do artista de renome nacional, foi ofertado gratuitamente à cidade, por meio do projeto Circuito SP.

O Museu Major Novaes busca quebrar paradigmas acerca das apropriações desse espaço de memória, e cria a Feira Literária de Cruzeiro – FLIC, para promoção da cultura que integre toda a região. A FLIC foi criada em 2017, justamente para levar a toda região, uma experiência única para permeada pela literatura em conexão com a cidade.

Abrigada pelo casarão do século XIX, que possui uma arquitetura suntuosa e imponente, os autores da localidade se reúnem para trocar experiências e diálogos.

A FLIC é uma manifestação cultural, pois promove e visa uma interlocução entre as artes que propaga vivências focadas sobretudo na diversidade. Em sua primeira edição a temática valorizou o Vale do Paraíba, vislumbrando em sua quarta edição possibilitar acolhida para o retorno das atividades culturais no município.

Confira abaixo a programação

09/09 – 19h às 22h

Deck Musical

19h – Abertura

19h30 – Mesa de Abertura: O Global nasce no nosso quintal – Francisco Sodero e Diego Amaro

21h – Atração Musical do Circuito- SP

Tenda dos Livros
Livraria do Vale, Livraria Nobel, Espaço do Escritor com escritores de Cruzeiro e da Região

Praça de Alimentação
19h às 22h – Burger’s Kitchen Hamburgueria

10/09 – 10h às 22h

Tenda dos livros
Livraria do Vale, Livraria Nobel, Espaço do Escritor com escritores de Cruzeiro e da Região

Praça de Alimentação
10h às 22h – Burger’s Kitchen Hamburgueria

Mesas Literárias
11h – A literatura como espaço de pertencimento das crianças! Rodolpho Monteiro e Lessandra Carvalho

14h – Global no Plural: globais! Arte, História e Cultura em tempos complexos! Paulo Henrique, Cláudia Ribeiro e Mariana Bastos

15h – Fome de memória – cheiro, sabor, cores e afeto na cozinha da nossa casa! Alex Sander Lopes

16h – Os livros e as histórias universais dentro da nossa casa! Tiago Feijó e Robson Hasmann

Auditório
Festival “Silvio Tendler”

Exibição de documentários do cineasta brasileiro Silvio Tendler que é professor, cineasta e historiador brasileiro. E conhecido como “o cineasta dos vencidos” ou “o cineasta dos sonhos interrompidos” por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK e Carlos Marighella, dentre outros. Produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries. Em 1981 fundou a Caliba Produções, produtora direcionada para biografias históricas de cunho social.

10h – A Bolsa ou a Vida, 2021

14h – A saúde tem cura, 2021

16h – Dedo na Ferida, 2017

Sarau Ágora de Cruzeiro
17h às 19h

Projetos
14h às 18h – Projeto “Vem jogar no museu”

14h às 17h – Projeto “Pregando Peças” – (projetos desenvolvidos pela comunidade cruzeirense no Museu Major Novaes)

14h às 18h – Oficina de Circo do FACUNP

Deck Musical

10h – Ensaio aberto da Orquestra da Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro

20h – Peninha = Circuito/SP

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.