Saldo positivo de mais de 1,2 mil coloca a cidade entre as que mais geraram empregos na região
Cruzeiro gerou 5.991 empregos com carteira assinada nos 11 primeiros meses deste ano. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número faz parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
Os dados apontam para um saldo positivo de 1.284 novas vagas formais no período. O número representa o saldo líquido — contratações menos demissões — da geração de empregos formais.
Segundo o governo federal, ao todo foram registrados em todo ano até novembro:
5.991 contratações;
4.707 demissões.
Em comparação com cidades maiores da RM Vale, Cruzeiro se destaca como a cidade com maior saldo positivo contando 11 primeiros meses de 2024. Guaratinguetá e Pindamonhangaba apresentaram no mesmo período, 824 e 997 vagas de empregos positivas, respectivamente. Lorena, a cidade que mais se aproxima com Cruzeiro em número de habitantes, registrou salto positivo de 1.007 empregos durante o período.
Os setores que mais empregaram em Cruzeiro, ao longo de 2024 foram Indústria (589), Comércio (433) e Serviços (306). Os números apresentados pelo Caged ainda não incluem as contratações de dezembro, principalmente no comércio, aquecido durante o período de festas de fim de ano.
Para a Administração Municipal, o crescimento em vagas de emprego na cidade reflete o excelente momento que vive a cidade, com a chegada de vários empreendimentos, bem como, com a expansão de algumas empresas que já estão instaladas no município.
“Nós tivemos um número expressivo de novos empregos sendo gerados com a chegada do Shibata em Cruzeiro, além da expansão de muitas indústrias, como por exemplo a Batata Inaí, que ampliou sua planta”, disse o prefeito Thales Gabriel.
Para 2025 a expectativa da Prefeitura é de aumento no número de empregos, com a chegada de novos empreendimentos, e ainda com a abertura do Hospital Regional e da Faculdade de Medicina.
“É inevitável que esses números continuem crescendo, visto que ainda temos inaugurações a serem entregues, como o Hospital Regional, que vai empregar milhares de pessoas, em um dos maiores complexos de saúde do Estado. Mas cabe ressaltar a Faculdade de Medicina da Unitau, que assim que finalizada a obra, trará um número expressivo de funcionários”, finalizou Gabriel.