Cruzeiro encerra Agosto Dourado com saldo positivo de participações em ações de incentivo à amamentação

01/09/2022

Futuras e recém mamães participaram ativamente das palestras e orientações nas unidades de saúde do município

Ao longo das últimas semanas, a Prefeitura de Cruzeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) aderiu a Campanha Agosto Dourado, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Em alusão a iniciativa, a pasta intensificou as atividades de conscientização, focando na importância do aleitamento materno.

As ações aconteceram em todas as unidades municipais de saúde e contaram com a participação de dezenas de mamães. As orientações, palestras e atividades foram cuidadosamente preparadas por toda equipe da secretaria.

Os profissionais da Saúde auxiliaram gestantes e puérperas sobre a importância do fortalecimento do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos ou mais.

Foi proporcionado também suporte as mulheres e redes de apoio quanto a amamentação segura e seus benefícios. A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde é de aumentar em 50% a taxa de aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025.

Preparação – A Secretaria Municipal de Saúde realizou ainda em julho, para todos os profissionais que atuam diretamente na atenção básica de saúde, o 1º Simpósio de Aleitamento Materno, para preparar toda equipe para o Agosto Dourado.

No evento preparatório, foram tratados diversos temas, como a importância do pré-natal e principais intercorrências na lactação; Promoção da amamentação: o que fazemos na prática; Aleitamento Materno: Posicionamento e pega adequada ao recém-nascido e a importância do Aleitamento Materno na prevenção da obesidade infantil.