Parceria com o Governo do Estado de São Paulo prevê investimentos de R$4 milhões para fomentar o turismo no munícipio
Mais uma vez Cruzeiro sai na frente e é a primeira cidade de todo Estado de São Paulo, contempladas por meio do Projeto Turismo Ferroviário, lançado oficialmente nesta última quarta-feira, (07/11), pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
A cidade, que já carrega o título de Capital Federal da Revolução de 32, desponta no cenário nacional, com um dos maiores potenciais turísticos histórico, ferroviário e de natureza. O projeto, assinado pelo prefeito Thales Gabriel, contempla a continuidade de um trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade, as recuperações da Estação Ferroviária Central e da malha ferroviária.
O recurso, estimado em R$4 milhões, será usado para construir Museu Ferroviário e da Revolução de 32. O novo espaço deverá ser criado na antiga Oficina Primitiva, ao lado da Estação Ferroviária.
Será um espaço de contemplação, onde turistas poderão conhecer a história da cidade, do Estado e do País, mas acima de tudo, que resgatará a memória da cidade, preservando a rica história de Cruzeiro.
Com essas melhorias, em breve Cruzeiro será rota e ponto de partida do trem turístico, denominado ‘Expresso da Mantiqueira’ , conhecido carinhosamente como Maria Fumaça, que passará por locais históricos, como o Túnel da Mantiqueira, palco das mais sangrentas batalhas da Revolução, e que atualmente passa por uma revitalização para receber turistas de todo Brasil.
Dentre as autoridades presentes no lançamento do Programa Turismo Ferroviário, estavam a primeira-dama, Cristiane Freitas, o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado.
O prefeito Thales Gabriel foi convidado a subir no palco para formalizar mais uma parceria entre cidade e Estado.
“Cruzeiro é a primeira cidade com projeto aprovado, para se tornar oficialmente um município com foco no Turismo Ferroviário. E isso nos traz uma alegria imensa. Sabemos do nosso potencial com o nosso Museu da Revolução de 32, com a nossa Estação Ferroviária Central e com a recuperação da malha ferroviária, que vai contemplar o passeio do trem, entre Cruzeiro e futuramente Passa Quatro, passando inclusive, pelo Túnel da Mantiqueira, que também está sendo reformado. Cruzeiro é protagonista da sua história e muito nos orgulha, ver que também somos protagonistas no turismo sustentável”, disse.
O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas lembrou e incentivou o turismo em Cruzeiro durante seu discurso. “Temos que aproveitar a nossa diversidade e a nossa geografia para termos oportunidades como o turismo rural, religioso, náutico e o ferroviário. E aí vem o turismo ferroviário…Imagina você fazer um passeio pra lembrar da revolução de 32 lá em Cruzeiro”, lembrou o Governador.