Skip to content

|

Cruzeiro cria mais de 600 empregos em setembro e lidera geração de vagas na região

31/10/2024

14:41

Cidade tem saldo positivo de 212 vagas formais no mês e aproximadamente mil novos postos só nos primeiros 9 meses do ano

 

Cruzeiro criou 648 vagas de empregos formais com carteira assinada em setembro de 2024. O número representa crescimento de mais de 100% em relação aos dados apresentados no mesmo mês do ano passado, quando foram criados 305 novos postos.

Os números foram divulgados essa semana pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego. A cidade vem despontando como uma das que mais gerou emprego em 2024 em toda RM Vale.

De janeiro a setembro, o saldo positivo de Cruzeiro chega a 969 vagas. O número representa a diferença de contratados (4.778) e demitidos (3.809) no período. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o número positivo de vagas em Cruzeiro, ultrapassou os 100%.

Em termos absolutos, o setor que mais tem gerado emprego em Cruzeiro é a indústria, com 442 novos postos de trabalho. Mas proporcionalmente, os setores de comércio (7,14%) e serviços (6,14%), foram os que mais geraram vagas formais nos primeiros nove meses do ano.

Comparando Cruzeiro com as demais cidades da RM Vale, o município fica atrás somente de grandes polos, como São José dos Campos, Jacareí e Taubaté. Porém, proporcionalmente, a cidade está na região.

A cidade que mais gerou empregos na RM Vale foi São José dos Campos, com um saldo positivo 8.748 novas vagas, o que representa 4,2% do número total de empregados. Já Cruzeiro tem 5,5% de saldo positivo de vagas, em comparação ao número total de pessoas empregadas na cidade.

No comparativo com as cidades do Circuito da Fé e Vale Histórico e Litoral Norte, Cruzeiro é a cidade que mais gerou empregos no mês de setembro, tanto proporcionalmente quanto em termos absolutos.  A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo projeta aumento ainda maior dos números, após o salto de contratações registradas em outubro, mas que ainda não foram computadas no banco de dados do CAGED.

Cruzeiro está à frente de cidades como Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Caçapava e Caraguatatuba, que são consideradas maiores em números absolutos de habitantes. Para o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel, os números representam o momento que a cidade vive, com diversos novos empreendimentos sendo abertos, e com a perspectiva de aumentar ainda mais os dados.

“Tivemos recentemente a inauguração do nosso Shopping Shibata e ainda teremos novos empreendimentos abrindo as portas com a perspectiva de criarmos outras centenas de vagas. Além disso, no início de 2025 começa a funcionar o Hospital Regional, o que também vai demandar muitas vagas de emprego em Cruzeiro”, disse.

Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.