Serviços ao Cidadão Portal da Transparência Controladoria
24º | 19 DE novembro
InícioO MunicípioSecretarias e ÓrgãosInvestidoresLinks Úteis Últimas NotíciasRH OnlineWebmail

Sobre Cruzeiro

As rotas comercias estabelecidas pelos mineiros que demandavam aos Portos de Parati e Mambucaba fizeram surgir na região, então conhecida por Embaú, muitas roças dedicadas a fornecer produtos de abastecimento aos tropeiros. Nessa área, o sargento-mor Antônio Lopes de Lavra iniciou, em 1781, a construção da capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição do Embaú, concluída seis anos depois.

Na povoação que ao lado da capela se formou, os primeiros povoadores passaram a comercializar os produtos locais, logo aumentando o núcleo urbano. Assim, em 1846, foi criada a freguesia e elevada à categoria de Município, em 1871, com o nome de Conceição do Cruzeiro, invocando a Santa Padroeira e o antigo marco divisório, em forma de cruz, construído no alto da serra, entre São Paulo e Minas Gerais.

Nesse ano, 1871, a Ferrovia Dom Pedro II, atual Central do Brasil, atingiu a povoação próxima, Santo Antônio do Porto da Cachoeira 
(Cachoeira Paulista ); o prolongamento do trecho Paulista, que iniciou-se a partir de São Paulo, passava a oito quilômetros de Conceição do Cruzeiro, não sendo possível alterar seu traçado. Assim, na fazenda Boa Vista, de propriedade de Manoel Freitas Novaes, a Ferrovia instalou uma estação, ao lado da qual se formou um segundo povoado, denominado Estação Cruzeiro.

                       
 

81.406
habitantes
IBGE (2016)

 

305,699 km²
área territorial
IBGE (2015)

 

R$26.519,06
PIB per capita
IBGE (2014)

 

0,788
IDH Municipal
IBGE (2010)

   
         
HIDROGRAFIA   CLIMA   TOPOGRAFIA
         

Sua proximidade às montanhas o premiam com diversos mananciais, observando que os rios e Ribeirões Dolores, da Barrinha, do Embaú, Passa Vinte e Itagaçaba. Esses são os principais que formam a ramificação do Rio Paraíba do Sul, que por ali mostram-se largos e volumosos. Completam a oferta aqüífera outros córregos diversos.

 

Seu clima é o sub-tropical quente, apresentando um inverno seco com baixa pluviosidade. A umidade relativa do ar média é 75,9% e a precipitação pluviométrica anual varia entre 1.400 e 2.500 mm. O movimento dos ventos no município é influenciado pela topografia da região. A circulação do vento de superfície se processa predominantemente nas direções NE, SO e E em qualquer época do ano.

 

Sua topografia apresenta relevo levemente ondulado, alcançando as elevações uma média de 515 metros acima do nível do mar, excetuando-se alguns cumes abruptos que surgem nas encostas da Serra da Bocaina. Tais pontos podem superar a marca de 2.000 metros, citando-se como exemplo o mais elevado, chamado Pico dos Marins, que atinge 2.422 metros de altitude.

SÍMBOLOS
 
 
     
BRASÃO   BANDEIRA
     

O brasão de Cruzeiro foi idealizado por José Heitgen. No alto, apresenta a coroa mural, simbolizando a autonomia do município e um talhado com a bandeira paulista no céu azul. Neste, encontramos as cinco estrelas da constelação do Cruzeiro do Sul, cuja primeira designação simboliza o nome do município; em baixo, o Rio Paraíba correndo em campo de prata e refletindo o azul do céu em seu leito. Já na parte inferior encontramos um listel vermelho com os dizeres “Cultura, Civismo, Paz, Liberdade, Trabalho”.

 

É formada por um retângulo listrado de azul-celeste e branco. No flanco-quartel direito, contém um retângulo vermelho com um círculo branco onde repousa o mapa do Estado de São Paulo, todo em cor azul-celeste. Sobre o conjunto, acha-se colocada a figura da constelação do Cruzeiro do Sul, constituída de cinco estrelas: Gama, Delta, Epsilon, Beta e Alfa, de modo que a estrela Epsilon recaia sobre o mapa de São Paulo assinalando a localização geográfica da cidade de Cruzeiro.

HINO
 

Adotado oficialmente pela lei nº 302 de 30 de junho de 1958
Música e Letra: Cesar Federic

 

Nasceste no vale
Ao pé da colina
Bela e Grandiosa
Cidade menina

A Mantiqueira majestosa a coroar
E o lendário Paraíba
Orgulhoso a te banhar

 

Tens lindo traçado
Escolas, igrejas,
Comércio, indústria
e tudo que almejas

Tens lindos jardins
Com garotas e flores
Que formam buquê
E onde nascem amores

 

Salve Cruzeiro
Nome divino da minha cidade
Teu nome ostenta o emblema 
sagrado da cristandade

Salve Cruzeiro
Terra bendita em que nasci
És de São Paulo
Filha gentil
Pedacinho querido
do meu Brasil.

TURISMO
 
 
Teatro Municipal

O Capitólio Teatro Municipal localiza-se na Rua Engº Antônio Penido, nº 636, no Centro. O Teatro foi inaugurado em 1930 por Domingos Navarra e é considerado, em função de seus traços arquitetônicos, uma réplica do Scala de Milão. O prédio, de estilo eclético, possui dois pavimentos, com salão para eventos, camarins, cozinha, equipamentos e luz e som, sala de espetáculos com palco, poltronas estofadas e camarotes, e sala de espera com sanitários. Uma luxuosa escada de mármore de carrara faz a ligação entre os dois pavimentos. A fachada é ricamente decorada com figuras de rostos humanos e elementos florais. O Teatro sedia espetáculos teatrais, apresentações de música e dança, exposições artísticas e culturais e eventos em geral.

 
Mapa do site Dúvidas Frequentes Comunicar Erros
O MUNICÍPIO
Histórico
Dados
Símbolos
Turismo
Comércio
 
Serviços ao cidadão
Concursos
Licitações
Sistema Tributário Online
Postos de Saúde
Serviços de Saúde
Instituições de Ensino
  Creches
  Escolas
  Faculdades
Horários e Itinerários dos Ônibus
Links Úteis
 
Secretarias e Órgãos
A Prefeitura
Secretaria Municipal de Administração (SEAD)
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEAS)
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDE)
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (SEDU)
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)
Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude (SEEC)
Secretaria Municipal de Finanças (SEFI)
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA)
Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEOS)
Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS)
 
 
Investidor
Distrito Industrial
Incentivos
Serviços Oferecidos
 
Transparência
Contas Públicas
Portal da Transparência
Prestação de Contas
 
Fale com o Governo
Controladoria
Telefones Úteis
Fale Conosco
 
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
AGENDA CULTURAL
RH ONLINE
WEBMAIL
 
PREFEITURA DE CRUZEIRO
Rua Capitão Neco, 118 - Centro
Cruzeiro - SP/ CEP: 12701-020
 
 
Horário de Funcionamento
08h às 17h