Comunidade Negra

cmcn_593x163

INFORMAÇÕES GERAIS

 


Presidente: Hamilton Barbosa.


Endereço: Rua Cel. Joaquim do Prado 477, centro Cruzeiro


Telefone: (12) 3144 8107


Local: Casa dos Conselhos.


MISSÃO

"Desenvolver estudos relativos à condição da comunidade negra e propor medidas que visem à defesa dos seus direitos, à eliminação das discriminações que a atingem e à sua plena inserção na vida socioeconômica, política e cultural."

A população afro-descendente dispõe de um organismo que defende e apóia iniciativas voltadas para o resgate, da sua identidade cultural, bem como para garantir os direitos da sua plena cidadania.

O Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CMCN) foi instituído pela Lei Municipal Nº 3608 de 08 de Março de 2004.

CMCN Cruzeiro, é um órgão consultivo e Deliberativo, criado para defender os direitos dos Afro-brasileiros   em proposições de Políticas Publica nas áreas de Educação, Cultura, Serviço e Relações no Trabalho e Saúde.

ATRIBUIÇÕES

- formular diretrizes e promover, em todos os níveis da Administração Direta e Indireta, atividades que visem a defesa dos Direitos da Comunidade Negra, a eliminação das discriminações que a atingem, bem como a sua plena inserção na vida socioeconômica e política-cultura.

- assessorar o Poder Executivo, emitindo pareceres e acompanhando a elaboração e execução de programas do Governo Municipal, em questões relativas a Comunidade Negra, com o objetivo de defender seus direitos e interesses.

- desenvolver estudos, debates e pesquisas relativas a problemática da comunidade negra;

- sugerir ao Prefeito Municipal, a elaboração de projetos de lei que visem assegurar a ampliar os direitos da comunidade negra mediante eliminação de disposições discriminatórias eventualmente existentes na legislação municipal;

- fiscalizar e tomar providências para o cumprimento da legislação relativa aos direitos da comunidade negra;

- desenvolver projetos próprios que promovam a participação da comunidade negra em atividades de todos os níveis;

- estudar os problemas, receber sugestões da sociedade e opinar sobre denúncias que lhe sejam encaminhadas;

- apoiar realizações concernentes à comunidade negra e promover entendimentos e intercâmbio com organizações estaduais e nacionais afins;

PROJETOS

O CMCN tem a Grata Satisfação de Convidar toda a População Cruzeirense em especial a Comunidade Negra para conhecer e se integrar aos nossos projetos em busca de um futuro melhor

Mapeamento e Apoio

O CMCN está reunindo esforços para a criação de um possível Convenio Técnico Cientifico, entre a UNICAMP. A Secretaria de Estado de Saúde, São Paulo e o CMCN, para a construção do trabalho de Mapeamento e o Apoio Psicossocial trazendo cruzeiro como referencia em mais este seguimento.

Educação e Cultura pela equidade

Temos também em negociação com a Secretaria de Educação do Municipio, a Secretaria de Estado de Cultura São Paulo, e a Iniciativa Privada de Cruzeiro O PROJETO EDUCAÇÃO E CULTURA PELA EQUIDADE, Trazendo um Curso de Capacitação de Professores em Historia da África e o Negro no Brasil em Parceria com a UERJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro e certificado pela mesma, um curso de Coleta e Analise do Quisito Raça/cor. Oficinas integradas de Cultura e Educação em todas as Escolas do Municipio mostrando a Cultura Popular como a Congada de Nossa Senhora do Rosário, Folia de Reis, Jongo, Capoeira, teatros populares e a contribuição no desenvolvimento de nossa Cidade.

EVENTOS

No dia 12 de maio de 2010 o CMCN em Parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Comitê Técnico Regional de Saúde da População Negra, DRS XVII Taubaté a Unimed Cruzeiro e Prefeitura Municipal de Cruzeiro, realizou o 1º Simpósio de Saúde da População Negra de Cruzeiro. Tendo como principal Objetivo a implantação do programa de Saúde neste Seguimento em nosso município, em conseqüência foi instituído pela portaria 932/10 a Comissão técnica de Saúde da População Negra, com a missão de elaborar um mapeamento de todas as patologias que acometem esta etnia para construção de um banco de dados, que ira auxiliar na formulação de Políticas Publica.

Confira abaixo notícias, projetos e eventos sobre o Conselho Municipal da Comunidade Negra:

 


Filtrar Título     Exibir # 
# Título do Artigo Acessos
 
Rua Capitão Neco N.º 118, CENTRO, CRUZEIRO (SP). tel. (12)3141-1100
© 2011 Prefeitura Municipal de Cruzeiro /SP - Todos os direitos reservados.
desenvolvido por: Tiago Alves Rafael
Polí­tica de Privacidade