Prefeita PDF Imprimir E-mail

ico_tel_sec CONTATOS

Telefone: (12)3141-1100 - Ramal 1101

Biografia

Ana Karin Dias de Almeida Andrade (PRB-SP) nasceu em 26 de dezembro de 1966, em Cruzeiro, cidade do Vale do Paraíba - região do cone leste paulista do Estado de São Paulo. De uma família de quatro irmãos (Fernanda, Eüller e Emerson), é filha da mineira Edite Andrade e do engenheiro José Tácito de Almeida Andrade (falecido).

Empresária, política, palestrante, marqueteira e educadora, Ana Karin cursou Magistério Especializado em Alfabetização na Escola Estadual "Professor Andronico de Mello", em São Paulo. Já na Faculdade Santa Marcelina (FASM), uma das mais conceituadas do Brasil em Artes, frequentou o curso de Música. O currículo também é edificado pela graduação em Administração. Na Fundação Getúlio Vargas (FGV) especializou-se em Marketing (1998). O segundo lato sensu foi concluído em 2004, em Marketing Político, pela Universidade de São Paulo (USP). A terceira pós-graduação, Gerência de Cidades, foi cursada na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), de São Paulo, em 2008.

Antes de fazer história na seara política, Ana Karin emprestou seu talento profissional para diversos órgãos públicos e iniciativa privada. No Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), vinculado ao Ministério da Previdência Social, foi gerente de Projetos. No Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), ocupou o cargo de diretora-adjunta de Marketing, entre 1995 e 2000.

Já como gestora e coordenadora do Ministério da Justiça, foi responsável pela elaboração de ações preventivas e de combate ao turismo sexual e à exploração sexual comercial de crianças. Sua atuação, inclusive, ganhou proporções internacionais quando criou o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Disque 100), atualmente coordenado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, e coordenou no Brasil todas as campanhas que tinham como premissa divulgar o serviço aos cidadãos e apresentar as campanhas institucionais nos Estados.

No Ministério das Relações Exteriores, Ana Karin foi membro da Comissão Nacional do "5º Centenário do Descobrimento do Brasil - Brasil 500 anos"; membro do Comitê Organizador da "Expo 98 - Oceanos, um patrimônio para o futuro", realizada em Lisboa, Portugal; coordenadora do "Festival do Nordeste", idealizado pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur/NE), em Nova York-EUA; e membro da delegação brasileira do "Congresso Mundial Contra a Exploração Sexual Comercial de Crianças", promovido em Estocolmo, na Suécia, em 1996.

Na Copa de 1998, abrigada na França, a brasileira ficou responsável pela organização, junto à equipe da Presidência da República Federativa do Brasil, da divulgação do Turismo nacional, bem como da imagem como um todo de terras brasileiras no exterior. Como palestrante, destaque para sua participação, a convite da Organização Internacional de Polícia Criminal, mundialmente conhecida pela sigla Interpol (International Criminal Police Organization), na Conferência Internacional sobre Crimes Contra Crianças, promovida em Buenos Aires, na Argentina, em março de 1997.

Ana Karin também foi responsável, no Ministério das Relações Exteriores, pelo lançamento dos cartões telefônicos referentes à campanha de conscientização sobre a importância do turista. O trabalho foi elaborado em parceira com a Telecomunicações Brasileira (Telebrás).

No Governo do Estado de São Paulo, a cruzeirense foi assessora especial da Secretaria de Saneamento Básico e Recursos Hídricos, além de assessora da Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho. Ana Karin também já foi vice-presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE); diretora da CTI da Amazônia e responsável pela implantação do Centro de Convenções Convento das Mercês, localizado no centro histórico de São Luís do Maranhão-MA (1992). Entre abril de 1992 e fevereiro de 1993, respondeu pela Superintendência do equipamento. Em 1989, fundou e presidiu a Oficina de Arte de São Luís do Maranhão. Já entre fevereiro de 1993 e dezembro de 1994, foi diretora-presidente da Maratur.

A trajetória ainda é arrematada pela fundação da Karin Produções - Empresa Organizadora de Eventos (São Luís - MA) e do Instituto Karinha de Criança, em dezembro de 2000. Instituída em Cruzeiro-SP, a organização sem fins lucrativos chegou a assistir mais de cem famílias em situação de vulnerabilidade social, além de crianças e jovens, de 7 a 14 anos.

Os primeiros passos na política foram dados por Ana Karin em 2000, quando se candidatou à prefeita de Cruzeiro, obtendo a segunda colocação. O resultado repetiu-se em 2004, quando novamente tentou se eleger chefe do Poder Executivo de sua cidade natal. Já no pleito de outubro de 2008, levou a melhor nas urnas, com direito a 77,28% dos sufrágios válidos. A reeleição veio em 2012, concedendo à hoje peerredebista o status de primeira mulher da história do Vale do Paraíba a ser reconduzida ao cargo máximo de um município.

Em 2013, uma vez mais marcou tempo como a primeira representante do sexo feminino à chegar à Presidência do Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba (Codivap) - que reúne 44 municípios, localizados no maior eixo econômico da América Latina, incluindo o litoral norte do Estado de São Paulo. Desde a sua criação, em 1970, nunca a entidade havia sido orquestrada por uma mulher. A gestão teve como bojo a continuidade dos objetivos centrais da associação, que é unir as cidades para que, juntas, tenham voz e vez na luta por melhorias, na conquista de investimentos, e para driblarem obstáculos em comum.