Turismo Cultural PDF Imprimir E-mail

CAPITÓLIO TEATRO MUNICIPAL

teatro_capitolioO Capitólio Teatro Municipal localiza-se na Rua Engº Antônio Penido, nº 636, no centro do município. O Teatro é de propriedade da Prefeitura Municipal de Cruzeiro que o adquiriu no ano de 1977. O atrativo foi inaugurado no dia 3 de setembro em 1930, construído por Domingos Navarra, é considerado em função de seus traços arquitetônicos uma réplica do Scala de Milão. O prédio, de estilo eclético, possui dois pavimentos, com salão para eventos, camarins, cozinha, equipamentos e luz e som, sala de espetáculos com palco, poltronas estofadas e camarotes, e sala de espera com sanitários. Uma luxuosa escada de mármore de carrara faz a ligação entre os dois pavimentos. A fachada é ricamente decorada com figuras de rostos humanos e elementos florais. O Teatro sedia espetáculos teatrais, apresentações de música e dança, exposições artísticas e culturais e eventos em geral. Sua última restauração ocorreu em setembro de 2001, com capacidade para 400 pessoas, o Capitólio é considerada uma das mais belas e importantes casas culturais da região.

Endereço: Rua Engenheiro Antonio Penido, 636 – Centro CEP: 12701-050 Telefones: (12) 3144-1362 Funcionamento: Segunda à Sexta, das 7h às 19h. Sábado e domingo visitas agendadas previamente

CENTRO CULTURAL ROTUNDA

rotundaO Centro Cultural Rotunda localiza-se na Av. Rogério Mariano, s.n, no centro do município. O Centro Cultural é de propriedade da Prefeitura Municipal de Cruzeiro. O atrativo foi construído e em 1930 por Carlos Rossetti e engenheiros da Rede Sul Mineira de Viação e inaugurado dia 3 de setembro do mesmo ano, com capacidade para abrigar até 15 locomotivas e só existem 3 com as mesmas características no estado de São Paulo. O prédio possui forma semi-circular e foi uma das primeiras construções de concreto armado da cidade, o galpão mede 6.361m², somando-se ainda mais 2.000m² de área externa. A Rotunda era o local de abrigo, manutenção e manobras de locomotivas e vagões. Foi utilizada, até a década de 1980, para manobras dos trens que faziam o percurso Cruzeiro-Sul de Minas e, ainda, para recuperação de locomotivas a vapor. Entretanto após os áureos tempos da Rede Sul Mineira, a Rotunda foi desativada e seu prédio abandonado por longos anos. Em 1991 seu terreno foi desapropriado pela Prefeitura Municipal, mas somente a partir de 1993 foram liberadas as obras para as reformas necessárias, o que ocorreu com apoio da Fundação IOCHPE ganhando, assim, Cruzeiro um novo, belíssimo e amplo espaço cultural. O Centro Cultural conta com exposições fotográficas e de réplicas de locomotivas e abriga a Biblioteca Municipal Profª Marlene Sampaio Pinto. No local, ocorrem cursos de teatro, artes plásticas e caricatura, além dos cursos de culinária, crochê, bordado e artesanato para famílias carentes, em parceria com o projeto Renda Cidadã e com a Secretaria de Assistência Social. Ocorrem, também, no local, eventos diversos.

Endereço: Av. Rogério Mariano s/n - Vila Paulista – CEP: 12700-000 Telefone: (12)3144-9374 Funcionamento: Segunda à Sexta, das 7h às 19h. Sábado e Domingo, visitas agendadas previamente.

SOLAR DOS ROSSETTI

solar_rossetisO Solar dos Rossetti localiza-se na Rua Capitão Avelino Bastos, nº597, no centro do município. O Solar é de propriedade da Prefeitura Municipal de Cruzeiro. O acesso ao atrativo é o mesmo feito à região central do município, pelas rodovias SP-58 e SP-52, ambas pavimentadas e sinalizadas. O atrativo foi construído em 1910, por Carlos Rossetti, para servir de sua residência e de sua família. Carlos Rossetti foi um imigrante italiano que viveu em Cruzeiro desde 1895. Foi um importante arquiteto no início do século XX, tendo participação na construção de vários prédios importantes na cidade. A construção possui fachada preservada e paredes do interior com pintura em stêncil, com motivos diferentes em cada cômodo. Além de sua importância histórica e arquitetônica, o prédio abrigou, também, em seu porão, a tipografia do jornal O Cruzeiro, um dos mais importantes jornais de circulação município no início do século XX. Por localizar-se na região central do município, o atrativo conta com toda a infra-estrutura turística da cidade, composta por hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, bosque, praças, quiosques, entre outros.

Informações Turísticas: (12)3144-1362